quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mídia Sustentável


Quantas vezes ao parar em lugares movimentados você voltou para seu carro e viu um panfleto no para brisa do seu carro? Recebeu um flyer na parada do farol ou na saída de sua faculdade? Você provavelmente já recebeu milhares de panfletos e outros materiais impressos com a divulgações de empresas e serviços e o resultado geralmente é o mesmo, sua reação foi bater o olho e procurar o primeiro lixo para jogar o panfleto fora.
Mas e se no lugar destas mídias tradicionais você se deparasse com logotipos marcados em um gramado, na areia ou uma propaganda feita com pedras? Não iria chamar sua atenção e te envolver? Esta é a proposta de empresas que trabalham com mídias naturais, que além de trazer novos serviços para a indústria criativa, estão preocupadas com as questões ambientais.
Existe uma riqueza de serviços operacionais, mídias e produções em todos os materiais naturais que se pode imaginar, quer se trate da construção exata em areia de um carro para uma campanha de lançamento, até um logotipo feito de pedras em grama para um stand de feira. Esta maneira inspiradora de promover empresas e seus produtos prova que mídia eficaz e envolvente pode ser natural e sustentável.
Criatividade, inovação, sustentabilidade, eficácia e surpresa, com certeza essas cinco palavras resumem as novas mídias naturais.







Nathália Gonçalves 

Mídia Out-of-Home


Á pouco tempo, pensar em mídia exterior era pensar em outdoor ou em algum outro painel. O brasileiro tinha sempre essa ideia fixa, realidade mudada nos dias de hoje. As mídias chamadas de “fora de casa” conquistaram o seu espaço.


Correspondendo a qualquer tipo de mídia que nos impacta, a partir do momento em que colocamos os pés fora de casa, por isso o termo out of home.
Se tornando uma ferramenta forte, fortalecendo ainda mais o seu segmento, e consequentemente aumentaram de forma significativa.  
Impulsionada pelo mercado publicitário, que sofria com a queda de investimentos em mídias tradicionais, a proliferação dessa mídia só foi possível com a popularização da banda larga e com o uso de novas tecnologias.
A principal característica dessa comunicação é que ela atinge pessoas que estão em espera forçada, como acontece nos elevadores, nas filas dos aeroportos, nas viagens de ônibus, metrô e trem. A vantagem é que essa espera torna-se um momento propício para chamar a atenção do público que está totalmente aberto a receber conteúdo.


Para levar a programação até as televisões, a tecnologia adotada, na maioria dos casos, é online, através de banda larga. Essa tecnologia dispensa a presença de um programador e permite uma atualização em tempo real.

Para os publicitários os números de eficiência dessas mídias, são animadores, e consequentemente o retorno lucrativo também.
 
Bárbara R. Abrahão