O Merchandising vem
ganhando cada vez mais espaço, em novelas e programas de auditório da Tv
brasileira. Um artificio utilizado pelas emissoras para fisgar a audiência, e
alavancar vendas dos produtos anunciados.
Pouca
gente conhece pelo nome, mas o merchandising editorial é muito conhecido hoje
em dia pelas ações nas novelas da Globo, as famosas inserções de produtos ou
serviços em programas de TV também é chamado em outros países por “Tie-in”. Programas como o Domingão do Faustão e BBB, ocupam
cerca 16% do tempo com o merchandising.
Ainda em relação aos consumidores, grande parte acreditam que o merchandising combina mais com programas de auditório, novelas, minisséries e reality shows.
O tipo de “merchan” que mais incomoda o
telespectador, segundo os próprios setores de marketing das emissoras, é o que
interrompe a atração para o apresentador dar "um recadinho".
A forma como o merchandising é apresentado também é
levado em consideração pelos consumidores, levando em consideração o
envolvimento e forma de apresentação dos produtos, feitas por atores ou
apresentadores.
Um estudo realizado pelo Ibope, mostra
que as emissoras de TV aberta, tais como Globo, Sbt, Band, Record e RedeTV.
Utilizaram 7.860 ações no período de janeiro a abril de 2012. Essas ações foram
espalhadas em 112 programas, de 625 anunciantes, sobre 1.112 produtos
diferentes. Do total, 50% das inserções se concentram em programas femininos e
de auditório, o gênero auditório corresponde a 47% do investimento total,
enquanto o feminino representa apenas 8%.
Já
buscando uma interatividade com o consumidor, alguns programas de TV já buscam
realizar um merchandising editorial casado com outras mídias. O programa MTV na
Rua, comandado pela VJ Penélope Nova, por exemplo, promove a nova linha de
câmeras digitais Cyber-shot. A apresentadora comanda a atração, gravada com a
participação de pessoas nas ruas, onde faz a demonstrações do produto.
Comprovando que sem o chamado “merchan” uma série
de programas não estariam mais no ar.
Bárbara R. Abrahão
Nenhum comentário:
Postar um comentário