No Brasil, a publicidade na internet também começou 2012
em alta. Em janeiro, foram veiculadas mais de 6 mil campanhas de 2.124
diferentes anunciantes. Na comparação com janeiro de 2011, o crescimento do
número de campanhas foi de 39%. O número de peças publicitárias em formato
display passou de 20 mil e representou um aumento de 69% em relação ao mesmo
período do ano anterior.
Este crescimento comprova, que as agências e
profissionais de marketing estão investindo cada vez mais, a fim de atingir os
consumidores conectados às mídias digitais, seja em desktops, tablets ou
smartphones. Este crescimento é uma sólida afirmação de que a Internet está
cumprindo a promessa de atrair tanto consumidores quanto investimentos
publicitários.Os números de 2011 para os investimentos publicitários no Brasil são coerentes e acompanham a tendência que já vem acontecendo em mercados mais maduros. A projeção para 2012, comparada ao que já acontece em mercados no mundo todo, é muito factível e comprova que a atividade publicitária digital é cada vez mais reconhecida.
A
internet foi concebida inicialmente como uma rede de comunicação dos norte-americanos,
na época da guerra fria, e acabou utilizada por universidades e centros de
pesquisa com finalidades acadêmicas.
A
possibilidade de publicação de documentos unindo texto, imagens, som e vídeos
foi um dos artifícios que mais contribuiu para o crescimento da Internet. Além
disso, o hipertexto como interface atrativa e de fácil manuseio, estabelecendo
infindáveis links, inaugurou uma leitura não linear; ou seja, o texto não obedece
à ordem início/meio/fim. A partir daí, a navegação tornou mais fácil o
intercâmbio entre culturas e a difusão de informação.
Nos dias de hoje, nenhum outro veículo teve um crescimento tão explosivo e
reconstruiu tantos mercados como a Internet. Não é de se espantar, que como a
mídia ela também evolua a passos largos como estamos presenciando. No
infográfico a baixo, é possivel mensurar essa evolução.
Bárbara R. Abrahão
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