quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Crescimento da Mídia Digital no Brasil


No Brasil, a publicidade na internet também começou 2012 em alta. Em janeiro, foram veiculadas mais de 6 mil campanhas de 2.124 diferentes anunciantes. Na comparação com janeiro de 2011, o crescimento do número de campanhas foi de 39%. O número de peças publicitárias em formato display passou de 20 mil e representou um aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Este crescimento comprova, que as agências e profissionais de marketing estão investindo cada vez mais, a fim de atingir os consumidores conectados às mídias digitais, seja em desktops, tablets ou smartphones. Este crescimento é uma sólida afirmação de que a Internet está cumprindo a promessa de atrair tanto consumidores quanto investimentos publicitários.
Os números de 2011 para os investimentos publicitários no Brasil são coerentes e acompanham a tendência que já vem acontecendo em mercados mais maduros. A projeção para 2012, comparada ao que já acontece em mercados no mundo todo, é muito factível e comprova que a atividade publicitária digital é cada vez mais reconhecida.

A internet foi concebida inicialmente como uma rede de comunicação dos norte-americanos, na época da guerra fria, e acabou utilizada por universidades e centros de pesquisa com finalidades acadêmicas.
A possibilidade de publicação de documentos unindo texto, imagens, som e vídeos foi um dos artifícios que mais contribuiu para o crescimento da Internet. Além disso, o hipertexto como interface atrativa e de fácil manuseio, estabelecendo infindáveis links, inaugurou uma leitura não linear; ou seja, o texto não obedece à ordem início/meio/fim. A partir daí, a navegação tornou mais fácil o intercâmbio entre culturas e a difusão de informação.

Nos dias de hoje, nenhum outro veículo teve um crescimento tão explosivo e reconstruiu tantos mercados como a Internet. Não é de se espantar, que como a mídia ela também evolua a passos largos como estamos presenciando. No infográfico a baixo, é possivel mensurar essa evolução.

Bárbara R. Abrahão






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